O nome Cacatua vem do malaio Kakatua, que significa Papagaio Grande (em inglês, Cockatoo), pois o porte dela pode atingir de 30 a 70 cm de comprimento. A maior parte das espécies possui uma charmosa crista (de tamanho, cor e forma específicas), que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Em algumas, a plumagem é especialmente vistosa.
Devido ao porte relativamente grande, exige espaço em gaiolões individuais para ficar dentro de casa ou viveiro maior para reprodução. No entanto, como é bastante ativa, se criada em espaço reduzido, necessita entretenimento e constante ocupação. Do contrário, pode desenvolver vícios como o de gritar alto, de destruir com o bico tudo ao redor e até de arrancar as próprias penas. A solução é mantê-la ocupada com coisas para bicar e mastigar: poleiros e brinquedos de madeira ou os importados próprios para ela; ossos de couro de boi para cães e alimentos de "difícil acesso", como nozes, sementes, castanhas, vagens etc. Por causa de tal comportamento de sua monogamia, aconselha-se, de preferência, manter um casal. Se for mais de um par, devem ser mantidos distantes, pois costumam se agredir causando ferimentos e até morte.
Existem algumas variações de comportamento entre espécies, que merecem atenção pois influem diretamente na criação. Há, por exemplo, as que têm mais facilidade em aprender a falar, as bem barulhentas e as que se apegam tanto ao dono que não admitem ser manipuladas por outras pessoas
HABITAT: O bico dessa ave é bem forte e geralmente pesado, permitindo comer todo o tipo de castanhas, grãos, sementes, além de folhas, flores, frutas e insetos e suas larvas.
Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras também no chão. Em seu habitat, pode ser encontrada aos pares na época da reprodução e, fora dela, em bandos pequenos ou grandes, de centenas de exemplares, à procura de alimento. Faz seu ninho nos ocos das árvores. Como adora água, costuma sair batendo as asas durante a chuva ou esvoaçar entre a folhagem molhada depois da tempestade. É geralmente bem ruidosa - emite um peculiar silvo quando contente ou ameaçada.
Pode viver muito. Se tratada com os devidos cuidados chega a durar de 40 a 80 anos. Por isso, antes de comprar, lembre-se que a escolhida poderá passar o resto da vida em sua companhia.
COMPORTAMENTO: Muito apegado ao dono, evita outras pessoas, dócil, tímida, ideal para lar calmo, muito barulhenta, fala bem com uma voz rouca, Adora roer qualquer coisa
ALIMENTAÇÃO:diária, por ave, 150 a 200g de mistura - composta de girassol (10%), milho verde cru (40%) e grãos (50%) submetidos a 24 horas de molho e fervidos por 10 minutos, deixando escorrer a água (trigo, cevada, aveia, arroz com casca, cevada, sorgo, centeio, feijão, ervilha, soja) mais 150 a 200g de frutas com casca, verduras com o talo (excluir alface que dá diarréia) e legumes, tudo picado. Varie 3 itens de cada (grãos, frutas, verduras e legumes). Acrescente ração industrializada canina (20g), 3 vezes por semana e, na procriação, semente e grão germinados, que têm mais vitaminas).
REPRODUÇÃO:com 4 a 5 anos. Bota de 2 a 5 ovos que incuba por cerca de 30 dias. O macho ajuda a chocar e alimentar os filhotes. Estes comem sozinhos a partir dos 4 meses, em média. Para amansar separe dos pais com 15 a 25 dias e alimente na mão a cada 2 horas. Ninho externo de caixa de madeira dura, como eucalipto, de 60 x 60 x 60cm (zoológico de São Paulo). Ou de 1 m x 30 x 30cm ou interno, de tronco oco de árvore com cerca de 1 m x 30 cm de diâmetro, vertical, parcialmente inclinado, com entrada no topo (Stan Sindel e Robert Lunn). Entrada sempre de 30 cm. O casal pica lascas de madeira e forra o ninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário